Pesquisa
avançada
12774 joguetes

Jogo recentemente visto:

Hostages
  • PC DOS
  • 1992
  • HD
  • 1
  • DOSbox
  • arquivo dune2.zip temporariamente indisponível
  • a entrada que não convence muito

  • animações legais na apresentação

  • uma base ordos toda arregaçada

  • cada casa tem o seu Mentat (gay)

  • cada construção tem um set de veículos

  • preparando um ataque de tanques

  • um mapa harkonnen

  • um monte de jipes e troopers

Eis aqui o pai de todos os jogos de estratégia em tempo real onde o jogador vai clicando freneticamente nas unidades com o mouse e lhes atribuindo ordens. O mouse também é usado para construir prédios/fábricas que servem para produzir mais unidades e melhorar a qualidade da tua base com upgrades para novos veículos e estruturas de defesa.

Note que essa descrição se aplica a quase todos os RTS encontrados por aí, provando realmente que este jogo é o paizão. Quem discorda e acha ruim, tem mais é que ficar de quatro e lamber as minhas bolas sujas de esmegma.

A história desse jogo é baseada no primeiro livro da série Duna. No universo de Duna, Spice (ou tempero) é a substância que todos cobiçam porque ela garante um monte de coisas toras, como por exemplo os pilotos usarem o Spice para determinar rotas estelares e em vez de computadores, os líderes usam Mentats, que são pessoas geniais também chapadas de Spice.

Só que essa substância milagrosa só existe no planeta Arrakis. Então, antes que tudo virasse zona (ou Amazônia, hããã), o imperador do universo propôs uma disputa entre as Houses Artreides, Ordos e Harkonnen para decidir quem vai controlar o planeta, pois, como todo o bom nerd sabe, THE SPICE MUST FLOW.

Então tá: o jogo tem três opções de campanha (uma para cada House). Em cada fase, o jogador tem que conquistar um território do planeta, enfrentando uma das duas Houses inimigas. O jogo possui uma interessante curva de aprendizado, disponibilizando novas estruturas e unidades a cada fase, propiciando um aumento gradual da complexidade. Há dois tipos de terreno: Rocha e areia. Só na Rocha que estruturas podem ser construidas e só na areia que é encontrado o Spice. É necessário mandar um HARVESTER lá na areia colher o Spice, que serve como o dinheiro do jogo para poder comprar unidades e estruturas. As estruturas só funcionam com energia, forçando o jogador a espalhar WINDTRAPS pela sua base. No meio da areia, podem aparecer um VERME DA AREIA, que come qualquer unidade imediatamente. Pelo menos ninguém monta no minhocão nesse jogo.

Não tem multiplayer e os controles ainda eram primários, sem teclas de atalho e sem botão direito do mouse, mas é um dos melhores jogos de 1992, ficando parelho com o Alone in The Dark, em questões de maestria e inovação. Até os samplers bagaceiros são choramingantes. Ficou muito boa a sacada do Mentat te explicar as estruturas e unidades novas de cada fase (veja tela 4). O zoom das unidades, na hora de selecionar a produção, também ficou bacana. Na hora de jogar, tem que abstrair o fake Fog of War.

A Westwood tava em sua melhor fase. Na boa, a falta de música decente no início dos anos 90 foi compensada pela quantidade de jogo bom de PC que apareceu nessa época.


Comentário imenso do Edu:

Acabo de ler o Dune e agora posso DISCORRER sobre essa obra como um verdadeiro nerd e vou fazer isso agora mesmo porque não tenho nada melhor pra fazer e estou ficando velho e já não consigo mais praticar a auto-felação sem ficar com dor nas juntas.

Vejam bem, a função do SPICE MELANGE é aumentar o tempo de vida e prever o futuro, o que os homens do guild de navegadores fazem é prever rotas para suas naves. As bene gesserit também usam o spice em suas previsões e em seus PLANOS SECRETOS PARA DOMINAR TUDO.

O mentat pode ficar e agir sem spice, mas com o spice ele fica mais fodanchoso. Claro que o spice vicia e deixa os olhos AZUIS, e os homens do guild de navegadores viraram MONSTROS MUTANTES COM FORMA DE PEIXES E TEM QUE VIVER EM AQUÁRIOS ESPECIAIS por causa do spice (mas isso só aparece na segunda parte, o DUNE MESSIAH).

O mentats são homens que desempenham a função de computadores porque as máquinas que copiam a mente humana foram BANIDAS durante um Jihad no passado.

Outro detalhe escralachoque é que eles mal usam armas de fogo no livro, porque se elas acertam os ESCUDOS pessoais, causam uma explosão que mata todo mundo, então as briga são quase tudo de faca. Essa história de tanque sonico só tem no filme. As bene gesserit também lutam como no MATRIX e um fremem é capaz de DERROTAR até 10 sardaukar sozinho. Contra os 10 ao mesmo tempo, lógico. A única coisa meio estranha desses fremem é que eles gostam de PILOTAR MINHOCÃO.

E os unicos a usarem ARMAS NUCLEARES são os atreides, pra explodir uma montanha. Veja bem, as armas foram proibidas pelo LANDSRAAD, que é a união de todas as casas, e a punição por usá-las em humanos é ter seu planeta completamente EXPLODIDO.

E também não existe House Ordos.

Agora vou lá ler Dune Messiah, que tem os FACE DANCERS. Eu pensava que era um grupo de mulheres que esfregam o cu na cara das pessoas, tipo a Carla Perez, mas parece que são uns transmorfos que criam GHOULS.