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Jogo recentemente visto:

The Castle and Princess
  • Apple II
  • 1Q84
  • Fita cassete
  • 1
  • Título

  • Akuma e sua escrava branca

  • Golpe baixo

  • Guarda de Confiança de Akuma. Repare no "KI Enorme" do rapaz

  • Outro golpe baixo

  • Águia virando purpurina

  • Mais um golpe baixo!

  • Salvando a Princesa!

  • Depois de tantos golpes baixos, nosso herói não resiste ao "fogo interior" da donzela.

  • Caixa original desse grande jogo.

Nesse jogo, você é um guerreiro solitário, que escalou a fortaleza do demoníaco Akuma para salvar a princesa Mariko, que está aprisionada no calabouço do castelo.


Essa originalíssima introdução é apenas um resumo da história apresentada na abertura do jogo. Tem até espaço para filosofia japonesa de bar, dêem uma olhada:


"Deixe o medo e o ego para trás. Focalize-se em seu objetivo, aceitando a morte como uma possibilidade. Esse é o caminho do Karateka.". Os nerds da época já se emocionavam nesse ponto.


Karateka foi um dos primeiros jogos de artes marciais realmente bem-feito. Para o ano em que foi lançado, os movimentos realistas dos bonecos e o grito rouco digitalizado KIAI! impressionavam. As Cut-Scenes também eram novidade. Caso não conheçam esse jogo, aconselho-os a conferir a versão original do Apple II, pois as outras (PC, NES, Atari, Spectrum) não chegam nem perto. Somente não posso falar da versão para Commodore 64, pois não a conheço, mas que brasileiro tinha esse computador em casa?


Esse jogo é uma criação de Jordan Mechner, o mesmo que anos depois programou Prince of Persia. Notam-se várias semelhanças entre os dois jogos, tanto nas animações detalhadas quanto nas barras de energia no rodapé da tela em forma de setas.


As lutas iniciais são bem fáceis, mas depois os lutadores começam a apelar, aplicando vários chutes em seqüência (seu lutador só consegue dar 3 no máximo) e tendo barras de energia cada vez maiores. Só para se ter uma idéia, na penúltima luta do jogo, contra o Guarda de Confiança de Akuma, você tem apenas 7 pontos de energia, enquanto que o guarda tem mais de 20!!!


Karateka é um jogo lento (como a maioria dos jogos do Apple II), sem a ação maluca de um Street Fighter. É mais focado em estratégias para furar a guarda dos adversários e no encaixe preciso dos golpes.


Curiosamente, algumas falhas notadas quando se rodava o jogo em um Apple II original foram mantidas na emulação:


- Ao passar de fases, o controle fica alternando entre joystick e Teclado.

- Se entrar no calabouço usando o teclado, o jogo simplesmente acaba do nada.

- Em algumas versões pirateadas desse jogo, o momento em que você invade o calabouço e é surpreendido por Akuma é cortado.


Percebe-se também a IMENSA CRIATIVIDADE nos nomes de personagens para jogos de artes marciais. "AKUMA" encontra-se em pelo menos uns 3, "RYU" deve ter em mais de 10, e por aí vai...


Dica: não se aproxime da princesa em posição de combate (barra de espaços), pois ela te dará um chute no meio da boca, matando-o na hora! Pois é, os guardas do castelo precisam te encher de bordoada para derrubá-lo, mas a frágil donzela te mata com um chute apenas! Vai saber por que ela precisava de sua ajuda para fugir da fortaleza.