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12787 joguetes
  • MSX 2
  • 1987
  • Cartucho
  • RC753
  • 1
  • FMSX
  • usas.zip
  • O TESOURO DOS ESTADOS UNIDOS (até parece)

  • ache 4 PCs

  • escolha quem vai ENTRAR

  • cles chutando

  • um dos elevadores

  • lançando o option no mestre

  • wit dando tirinho

  • o mestre mais trouxa tomando fogo

  • wit triste feito um puto e cles alegre feito gay

  • a caixa erótica do jogão

Usas é um grande jogo de plataforma, um dos poucos arcades decentes de msx2.

Dois magrões exploram ruínas abandonadas por cinco áreas diferentes em busca de todas as partes do tesouro de Usas, que quando for reunido fará alguma coisa boa (mas boa mesmo, no estilo bauru do final do King's Valley 2, tão boa que todo msxzista sonha em encontrar um final secreto pro jogo).

Cada fase tem 4 tumbas que devem ser exploradas, cada uma com um mestre. Após recolher as 4 chaves, poderás enfrentar o mestre da área.

Tu escolhe também qual boneco vais usar, Wit (um homenzinho machão de cabelo rosa que usa armas) e Cles (um baixinho que dá chutes). Cada um tem 4 poderes (note que 4 é o número mágico deste jogo, já que eles gostam mesmo é de ficar de quatro), representados por kanjis que devem ser recolhidos e que são baseados em sentimentos. Por exemplo, quando está alegrinha, Cles pode andar pelo ar flutando aveadadamente feito um cartoon, e quando está irada, Wit usa um lança-chamas no lugar do revólver, e assim por diante. Acontece que no fim de cada tumba tem uma porta que só pode ser aberta se tu tiver usando o poder correto. E as fases, principalmente mais pro final, são estrategicamente projetadas pra ser difícil de chegar lá com o poder certo.

Também podes recolher moedas que te permitirão comprar energia ou promover o teu pulo e velocidade. Aperte F1 para entrar nas opções.

O jogo é bem difícil e as plataformas são desenhadas no estilo punhetoso do Spectrum, forçando várias repetições de tela se cometes algum erro nos elevadores ou flutuadores. E cuidado pra não ser emagado por eles e perder toda energia direto.

Os gráficos são muito bons e coloridos, e a música PSG que repete à exaustão é uma obra de arte que certamente figura ao lado das do The Castle, Bokosuka e Eggerland na minha fita 10 Grandes Êxitos de MSX (inclui bônus track).

Os 4 mestres das ruínas são sempre os mesmos, mas são difíceis pra caralho quando começam a vir com mais energia, e são bastante sacaneadores, como o demônio vermelho que come pedaços do cenário e adora criar bocos do infinito no chão pra tu cair e morrer direto. Já os mestres finais de cada área são diferentes e um pouco mais fáceis, e os inimigos comuns são bem variados e de ataques diversos, incluindo uns baixinhos que morrem quando pulas em cima deles. Mas podemos ver que os nossos amigos do oriente tavam a fim de fazer o joguinho.

Se perdes um boneco, terás que resgatá-lo com o outro.

A cada área, ganhas a senha pra continuar outro dia sem ter que jogar tudo de novo, e aparece uma bela intermissão engraçadinha no melhor estilo ahaha-arguinhos.

Dois polegares pra cima pra esse jogo, pra 1987 tava muito bom, detonando qualquer arcade de plataforma que eu conheça de NES.