Pesquisa
avançada
12558 joguetes

X68000 (16 bits)

Segundo a wikimerdia, é o computador onde os amarelos da Capcom desenvolviam os jogos de CPS-1.

Nas imortais palavras do Gama (digitadas no msx word, por isso os caracteres estranhos no acentos):

t X68000 SHARP

t

t Pode lhe parecer estranho eu incluir esta "pequena" nota

tno nosso meio que não tem nada a ver com um micro destes, no

tentanto me sinto na obrigação. Se você tem um AMIGA a mais de 5

tmeses, como eu, ja deve ter notado que caiu numa bruta arapuca

tmontada por "certos editores de revistas" que após longas

tmatérias sobre o micro da Comodore mostra, como quem não quer

tnada, um telefone que descobriu "casualmente" de algém que traz

to micro e seus periféricos.

t

t Acontece que o micro lhe é empurrado como sendo a última

tsolução em gráficos e som, não exige muitos gastos e compras de

tperiféricos e você fica doidinho com qualquer demonstração. O

tusuário que o compra fica baitamente empolgado e o mostra para

ttodo mundo, juntamente com alguns jogos que conseguiu com lindos

tgráficos, músicas desbundantes e aplicativos que tem recursos

tque você nem sabe ainda para que servem.

t

t A verdade ! Você nunca vai descobrir para que servem

ttodos os recursos do aplicativo mesmo e se conseguir seu manual

tvai descobrir que o mesmo é de versões muito diferentes da sua.

tOs lindos jogos raramente chegam até a última fase sem dar pau,

tpode perguntar a qualquer usuário de AMIGA com alguma

texperiência e que seja sincero que ele te confirma. Além disto,

tmesmo sendo belos jogos invariávelmente 90% ja vem com vidas

tinfinítas e você acaba não resistindo e usando-as,

tdesestimulando o uso dos mesmos e quase sempre você acaba

tdescobrindo que foram mal programados, com varias falhas e

tinvariavelmente pouco inteligentes (estou comparando com a

tprogramação japonêsa). Se alguém me disser que estes bugs

tcompensam o fato de alguns jogos japoneses conterem textos em

tjaponeses vou responder que a pessoa ficou louca !

t

t Tendo-se então o micro a mais de 5 meses você descobre

tque os jogos que realmente são bons (mesmo assim dão pau) e 90 %

tdos aplicativos nescessitam de expansão de memória (e olha que o

tmicro ja vem com 512 K!). Daí joga-se um monte de dolares numa

tpequena muamba chamada A501. Começa-se a usar jogos de simulação

tcom mais de 2 discos, aplicativos e principalmente copiadores e

tconstata-se que ter um drive só é inviável, la se vão mais

tdolares. Se você não tem um monitor RGB tem que correr atrás de

tum modulador de RF externo (não acompanha o micro), mais

tdolares. Se for macho de verdade compra-se um monitor que devo

treconhecer fica lindo ! mais várias gramas de dolares. Com pouco

tmais de 300 programas nota-se ainda que muito poucos te

tsatisfizeram e o que ‚ pior, ja foram gastos mais de 400 discos

to que na melhor das hipóteses consomem uns US$ 1000, só de

tdiscos ! Conclusão, o AMIGA realmente é o melhor amigo dos

tmuambeiros e daqueles que "por acaso" descobrem os telefones das

tpessoas que "te servem de periféricos".

t

t Mas por que estou dando esta baita desabafada, te

texplico. Neste último fim de semana (23, 24 e 25 de Novembro)

tnão resisti aos meus instintos de MSX maníaco e me mandei para

tSão Paulo para ver com o Ademir seu mais novo KIT, o MSX 2 +.

tNem é preciso dizer que mesmo achando que o 2 + foi um grande

tfracasso no Japão fiz meu micro crescer um pouco. Por outro lado

ttive a grata oportunidade de conhecer um micro Japonês fabricado

tpela SHARP cujo modelo é X68000 e que não por acaso usa o mesmo

tprocessador do AMIGA. Acontece que o micro não é novo, ja existe

ta uns 4 anos e o que pude constatar é que se trata de algo que

tse não visse com meus próprios olhos nunca iria acreditar.

tPequenas coisas como ter winchester de 40 mega interno (ja

texiste com 80), monitor com 3 planos de imagem, mouse que vira

ttrack ball, som estéreo de 8 canais sem limites de curvas

tsonoras, PCM, 65000 cores (ja existe com 100 milhões), 512K de

tVRAM e 2 mega de RAM, são coisas que se pode dizer sem

timpressionar muito as pessoas. Acontece que mesmo tendo o mesmo

tprocessador do AMIGA ele carrega uma tela de 512 K na mesma

tvelocidade com que você leu esta última palavra (palavra !).

tSeus jogos mais parecem simulações da NASA e você pode

tliteralmente contar os poros da pele de uma pessoa cuja imagem

tfoi digitalizada. Não o micro não é baratom realmente o MSX de 8

tbits ‚ um micro decadente (tanto quanto o APPLE II com 15 anos e

tque está aí até hoje), mas vendo-se este micrão você pode ter

tuma certesa só: "não existe micro mais marretado e mal projetado

tdo que o AMIGA". Além disto você pode fazer pequenas comparações

te chegar a uma pequena conclusão entre os 3 micros.

tComparações; MSX TURBO R = 1. X68000 = 2. AMIGA = 3. 1, 2 e 3

tsão de 16 bits. 1 e 2 são japoneses. 1 e 2 tem 8 canais de som.

t1 e 2 são rápidos, conclusão, 2 ja humilha e 1 vai acabar com o

t3.

t

t Que me desculpem os defensores do AMIGA. O meu serve bem

tao propósito a que lhe destinei, me dar uns trocados e virar

tdolar assim que conseguir um MSX TURBO R.

Claro que o Gama SUPERESTIMOU o turbo r aí. E as simulações da nasa nos jogos de X68000 só se forem simulações de putaria, que é a maioria dos jogos do sistema.

Emuladores para este sistema: XM6 Pro 68k

próximos Páginas 1 2 3