Compreende todas possíveis variações imagináveis do fabuloso esporte de Sinuca. Eis aqui as mais conhecidas a seguir:
Sinuca brasileira - é a única variante de machão com as bolas maiores do que o normal e as mesas com caçapas de tamanho decente. Apenas para dois jogadores, tem a bola branca e mais sete bolas coloridas para bater na seguinte ordem com os seus respectivos pontos: 1 - vermelha, 2 - amarela, 3 - verde, 4 - marrom, 5 - azul, 6 - rosa e 7 - preta.
Todas as jogadas tem que ser cantadas e perde 7 pontos se o resultado da jogada não for o previsto, inclusive tendo que cantar o número de tabelas. Não existe GATO, nem fazer mais de uma bola ao mesmo tempo. É jogo de quem sabe segurar com força no taco aqui _!_
Primeiro tem sempre que jogar na BOLA DA VEZ, que é a bola de menor valor na mesa. Se ela for encaçapada corretamente, o jogador tem uma jogada livre para poder encaçapar qualquer bola da mesa para ganhar pontos extras, mas ela volta para a posição original, se cair.
O termo ESNUCADO vem desse jogo, quando o jogador resolve jogar deliberadamente para deixar a bola da vez escondida da bola branca, a fim de ATRAPALHAR o oponente e fazer ele perder 7 pontos, caso ele não consiga acertar a bola da vez. A jogada de sinuca também tem que ser correta, ou o oponente pode mover a bola branca livremente para liberar a bola da vez (e o jogador corrente é quem vai perder 7 pontos e chupar piroca depois).
O jogo termina quando a bola 7 for encaçapada na vez dela. Ganha quem fizer mais pontos. Com regras da prisão, óbvio.
Sinuca americana - tem regras similares às da Sinuca brasileira, mas resolveram enfiar QUINZE bolas vermelhas na mesa, em vez de uma só. O jogo não acaba nunca; é um tédio só. Algumas variantes usam dez, nove ou seis bolas vermelhas em vez de quinze para não fuder tanto. E aposto que devem jogar naquelas mesas com caçapas de valetão, que é para não excluir os retardados mentais de participar.
Um detalhe importante para punhetear bem: o jogador não pode enfiar duas bolas vermelhas seguidas. A bola livre sempre sempre tem que ser uma das outras cores.
Bola 8 - é o jogo mais popular nos botecos com mesa de fichinha. São quinze bolas numeradas na mesa com um tamanho menor do que o padrão e a bola branca que mantém o tamanho padrão da Sinuca. Todas as bolas são coloridas, exceto a 8 que é preta. As bolas de número menor do que 8 são listradas para facilitar a visualização.
Todas as bolas numeradas iniciam dentro de um triângulo, com a 8 bem no meio. Inicialmente os jogadores estão livres para bater em qualquer bola, em vez da 8. Quando qualquer bola cair, o jogador que a derrubou só vai poder derrubar as bolas do mesmo tipo (listradas ou cheias) e o outro jogador vai automaticamente ter que derrubar as outras.
Quando o jogador joga na bola errada, e/ou quando a bola branca cair, o oponente retira uma das suas bolas da mesa (e reposiciona a branca, se for o caso). Dependendo das regras do boteco, o jogador pode escolher qualquer bola ou é forçado a retirar a de menor valor.
Quando um jogador derruba todas as suas bolas, daí ele pode fazer a 8 e ganhar o jogo. Falando nisso, o jogo SEMPRE ACABA quando a bola 8 cai. Se a bola 8 cair errado (quando ainda tiver bolas sobrando) ou se a branca cair junto com a 8, o oponente vence instantaneamente e ganha uma felação grátis.
Alguns lugares exigem que a bola 8 seja CANTADA na hora de fazer ela. Normalmente não é o caso e o GATO geralmente rola solto nesse tipo de jogo, até porque faz o jogo durar menos e inclui qualquer zé ruela na mesa.
Bola 9 - uma piada sem graça. Misturaram Sinuca com Bola 8, mas não ficou uma coisa, nem outra.
Em vez das quinze bolas numeradas do Bola 8, só colocaram as nove primeiras na mesa. Daí o jogador tem que jogar na bola da vez, que é a menor da mesa, e qualquer bola que cair na jogada tá valendo, se o jogador acertou a bola da vez primeiro. Então tem que ficar punheteando com jogadas de tabelinha. O jogo termina quando a bola 9 cai. E o jogador DA VEZ ganha o jogo na maior, se a jogada foi válida. Era isso! Não é de bicha, nem nada esse jogo.
Carolina - pelo menos esse usa todas as 15 bolas, mas o lance é bem arte. Cada jogador joga na bola que quiser e marca os pontos das bolas que cairem. O jogo acaba quando todas as bolas forem feitas. Ganha quem tiver mais pontos. FIIIIIIIIIIM!
Não lembro quais são as penalidades da branca cair ou de errar em bola, mas acho que não tem nenhuma mesmo e o bagulho é pura putaria.
Carambola - esse jogo é quase tão estúpido quanto à Carolina, mas por incrível que pareça, é oficial e rola torneios dessa merda com cobertura televisiva e tudo o mais. Pelo menos na bosta dos Estados Unidos, onde a galera assiste Nascar Racing e acha bom.
São três bolas: a preta (que as vezes é roxa) e duas brancas. Cada jogador usa a bola escura e tem que bater nas duas bolas brancas na mesma jogada. A jogada é válida se acertar as duas bolas. Ganha pontos extras se qualquer bola cair numa jogada válida, inclusive a bola escura que tu tacaste.
Tem variações desse jogo fabuloso que usam mesas sem caçapas. Daí o lance é só fazer as carambolas e perde ponto se não conseguir. Outras regras punheta exigem que a bola branca faça uma ou mais tabelas como parte de uma carambola. Mais regras de bicha exigem que o jogador atinja uma pontuação específica, que nem aqueles jogos enjoados de dardo.
Agora é só pegar aqui do taco e jogar _!_
clique para incluir comentário