Depois do SUCESSO-SIM-SENHOR do Valis 3 no PC Engine, o Valis 1, original de computadores e com port pro NES, teve dois remakes, um pra PC Engine e um pra Mega Drive, e os dois perderam aquela característica de ter que ficar NAVEGANDO pela fase como se ela fosse um labirinto e se tornaram arcades de plataforma comuns.
Essa versão de Mega Drive usa um engine parecido com o do Valis 3 do PC Engine. Os gráficos são bons, com um monte de scroll paralax que era decente pra época (a caixa da versão americana até anuncia os FAUSTINHOZANTES 8 Megas de Memória!!1!), as músicas se salvaram e tem bastante demo entre as fases, só que sem patifaria nenhuma, é claro. Para patifaria no Valis 1, jogue o de PC Engine.
Nesta versão, além de recolher e upgradear armas durantes as fases, também ganhas magias. Tem uma magia nova por fase e elas são as magias utilizadas pelos mestres, tu rouba elas depois que derrotas eles.
Os problemas do jogo são básicos e são dois:
É lentro pra caralho, apesar das boas animações.
É incrivelmente fácil. Se não fosse as duas fases finais, ia ser um jogo retard.
História: O Imperador Rogles, do mundo dos DEMONHO, ou algo assim, está invadindo a terra e uma jovem de cabelos azuis ganha uma espada mágica e uma mini-saia para derrotá-lo. Claro que a amiga dela, que é um clone dela mas com os cabelos diferentes, foi recrutada pelo Imperador para fazer um duelo de buruseras na penultima fase.
O de PC Engine é uma versão bem melhorada deste aqui, as fases seguem a mesma ordem e é a mesma história, mas os controles e gráficos são SUPERIORES, as fases são maiores e mais complexas e o jogo é bem mais rápido.
Mas na real, o que eu mais gostei de jogar foi o de MSX, por ser toscão e ter fases labirinto.
neste jogo, a bonecrinha pode deslizar (que nem no início do grande filme: as panteras).
5 comentários
Valis - The Fantasm Soldier (msx) (MSX)
Valis - The Fantastic Soldier (Nintendo - NES)
Valis - The Legend of a Fantasm Soldier (PCE) (PC Engine)
Valis X - Yuuko Mou Hitotsu no Sadame (Windows)