Pesquisa
avançada
13645 joguetes

Amazônia

http://www.tilt.net/amazonia/0003.htm -> história do jogo

http://borolandia.sourceforge.net/artigo03/
http://www.superdownloads.com.br/materias/20010327,59,1.html
http://www.nemonox.com/esfera/017/games-amazonia.htm -> entrevistas com o autor

Renato - O Aventuras na Selva foi criado em janeiro de 1983 e publicado integralmente pela revista Micro Sistemas em agosto deste mesmo ano. Era uma versão para os micros compatíveis com o inglês Sinclair ZX 81 e o sucesso foi tão grande que a edição esgotou nas bancas. Com o declínio do ZX, criei uma nova versão do jogo, bem mais complexa e que passou a se chamar Amazônia, para os micros Spectrum, TRS 80 e MSX. No PC fiz versões CGA, quando o jogo passou a ter imagens para ilustrar as posições, VGA (16 cores), SuperVGA (256 cores) e finalmente a versão Windows (agora estou finalizando a versão multigame). Esta versão Windows, que circula gratuitamente na internet, foi feita em 1996. Ao longo de sua vida, o Amazônia teve versões comerciais, distribuídas em K7, disquetes 5 1/4 e 3 1/2 e CD-ROM. Foi inclusive tema de capa de uma revista de informática (CPU).

http://www.tilt.net/ -> pagina do autor


                    SOLUÇÃO DO AMAZONIA

     O   adventure   Amazonia,    de    Renato    Degiovani,
provavelmente ‚ o jogo mais famoso ja produzido  no  Brasil,
porque teve versoes  lancadas  para  praticamente  todas  as
grandes familias de microcomputadores que fizeram  parte  do
mercado brasileiro na saudosa decada de 80.
     Devido a pequena memoria e baixa capacidade grafica dos
micros onde foi originalmente programado (Sinclair ZX-81), o
jogo infelizmente nao possui musica e graficos. Ele  poderia
ter sido melhorado em suas versoes mais novas, mas talvez  o
autor tenha optado por  manter  total  fidelidade  …  versao
original.
- Nota do rocco: Talvez ele tenha optado pelo dinheiro fácil. Lei do menor esforço. -
     A versao MSX sofreu varios problemas adicionais  com  a
incompatiblidade inicial da tabela de  caracteres  dos  dois
MSX brasileiros, a nao existencia de  caracteres  acentuados
nos MSX importados, e tambem devido a  incompatibilidade  do
tipo  de  acesso  entre  as  interfaces  brasileiras  e   ao
recomendado pelas normas de compatibilidade do  padrao  MSX,
que sao seguidas pelos fabricantes  estrangeiros.  Mas  tudo
isso foi contornado e hoje podemos desfrutar desse  jogo  em
qualquer tipo de micro MSX.
- Nota do Ron Jeremy: contornado? com o cu?
     Nao sei se outros micros tiveram esse  privilegio,  mas
curiosamente, durante o periodo  em  que  o  MSX  dominou  o
mercado e as revistas, a solucao completa do jogo nunca  foi
publicada. Renato, que foi editor da revista Micro  Sistemas
durante longo periodo, limitou-se a publicar o mapa do  jogo
e a fornecer dicas esporadicamente em diferentes edicoes da
revista.
     Alguns elementos aleatorios que  fazem  parte  do  jogo
impedem que seja  produzida  uma  solucao  unica  para  este
adventure. O maximo que podemos fazer ,  fornecer  o  mapa,
algumas dicas e um roteiro para que o jogador possa terminar
o jogo com maior facilidade...

                        OS OBJETOS

     A seguir uma lista com todos os objetos do  jogo  e  os
locais onde podem ser inicialmente encontrados:

     Ampola - dentro da cabana
     Balde - acampamento
     Bau - antigo deposito
     Bussola - dentro do aviao
     Canoa - aldeia
     Chave - dentro do vaso
     Colar - sala de tesouros
     Corda - posto da FUNAI
     Documentos - dentro do aviao
     Espelho - dentro do aviao
     Espingarda - posto da FUNAI
     Facao - dentro da oca
     Garrafa - dentro do bau
     Jeep - acampamento
     Lanterna - clareira ao lado dos destrocos
     Livro - dentro do bau
     Machado - sala ao norte do altar
     Mala - clareira ao lado dos destrocos
     Mapa - sala de tesouros
     Medalha - dentro do bau
     Municao - no acampamento.
     Pilhas - dentro do radio
     Radio - dentro do aviao
     Relogio - dentro do aviao
     Revolver - dentro do aviao
     Tabua - final da galeria
     Vaso - dentro do templo

     Objetos especiais:
     Bambu - no bambuzal quando cortamos bambu com o facao
     Tronco - no desmatamento quando cortamos uma arvore com
o machado
     Jangada - fazer com corda, tronco e machado
     Cristal - aparece aleatoriamente apos matarmos a onca
     Cobra - aparece aleatoriamente
     Onca - aparece aleatoriamente, mas somente na mata

                         O ROTEIRO

     - Tirar as pilhas do radio e coloca-las na lanterna.
     - Pegar a corda e o machado. Cortar a arvore  no  local
do desmatamento e pegar o tronco. Construir a jangada em uma
das margens do lago.
     - Pegar a municao e coloca-la no revolver.
     - Matar o cacique com o revolver e pegar  o  facao,  ou
trocar alguma coisa por ele.
     - Disparar o revolver ate restar apenas 1 bala.
     - Entrar na mata e atirar na onca.
     - Procurar o cristal e coloca-lo no idolo.
     - Pegar a bussola e os documentos.
     - Abrir uma trilha para o pantano com o facao, e entrar
nele.
     - Seguir o que diz o mapa: LLLNNNLLLLNN

                           DICAS

     Lendo o roteiro acima, ate parece que  é  facil  de  se
chegar ao final, mas não. Para  isso  que  servem  as
dicas:

     - Voce pode dar 50 comandos sem morrer de sede.  Quando
estiver faltando 5  comandos  para  a  morte,  o  computador
avisara  que esta  ficando com sede.
     - Voce so pode beber agua na nascente,  no  lago  e  em
suas margens, na cachoeira ou da garrafa cheia de agua de um
desses locais. A agua do pantano esta contaminada e é letal.
     - Voce só pode carregar 5 objetos. Voce pode colocar  4
objetos dentro da mala e carrega-la com voce, levando  assim
8 objetos ao todo, mas os objetos que estao dentro  da  mala
nao podem ser usados diretamente. Voce tem que abrir a  mala
primeiro e pegar o objeto desejado.
     - Para explorar o fundo do fosso, a mina, a gruta atras
da cachoeira e a caverna, voce precisa  estar  carregando  a
lanterna acesa.
     - A lanterna so pode ser acesa 3 vezes. Na quarta vez a
lampada queima. Se ela for deixada acesa, a  lampada  queima
apos um certo tempo. Mas é tempo mais do que suficiente para
se terminar o jogo.
     - Para atravessar para  a  parte  norte  do  lago  voce
precisa usar a jangada. Mas se voce atravessar carregando  a
lanterna acesa os canibais te pegam. Se voce nao puder  mais
apagar a lanterna, coloque-a dentro da mala e feche a mala.
     - Para abrir a passagem secreta na esplanada, amarre  a
corda na pedra e puxe a  corda.  Depois  desamarre  a  corda
da pedra. Se voce mexer no idolo um  desabamento  fechara   a
passagem.
     - Para passar pelo corredor voce tem que abrir a  porta
com a chave. A porta sempre  se  fecha  novamente.  Se  voce
deixar a chave na porta, ela desaparece quando  a  porta  se
fecha e voce fica  preso.  Para  pegar  a  chave  voce  deve
quebrar o vaso.
     - Para poder atravessar o abismo, coloque  a  tabua  no
abismo, fazendo assim uma pinguela.
     - Quando voce encontra a cobra em um local,  as  unicas
coisas que voce pode fazer sem ser picado sao: sair do local
ou matar a cobra com o machado  ou  revolver.  Se  voce  for
picado, morrera em 5 comandos se nao beber o soro da ampola.
     - Quando a onca aparecer, voce tem cerca de 5  segundos
para sair do local ou mata-la com  o  revolver.  Se  demorar
para digitar ela te mata. Voce so acerta o tiro com a ultima
bala do revolver.
     - Quando a onca é morta, o cristal aparece  em  um  dos
seguintes locais: nascente, acampamento,  final  da  galeria
(mina) ou antigo deposito (caverna). Voce tem que pega-lo  e
coloca-lo no idolo.
     - Para pegar o facao voce tem 3 alternativas:  matar  o
cacique com o revolver, entrar na oca e trocar algum  objeto
pelo facao ou dar 6 presentes para o cacique. O cacique  nao
aceita o relogio e fecha a aldeia se voce lhe der o  espelho
ou roubar a canoa, que esta  furada e nao  serve  para  nada,
assim como o balde.
     - Para entrar no pantano voce precisa antes  fazer  uma
trilha com o facao. Para que a sequencia do  mapa  funcione,
voce precisa estar carregando a bussola. Para que  voce  nao
seja  preso  pela  policia,  voce  precisa  estar   com   os
documentos. Se voce nao estiver com os documentos, voce  tem
alguns segundos para voltar pelo pantano seguindo o  caminho
inverso, antes que os policiais lhe vejam e prendam.